Tipos de Diabetes e seus cuidados específicos

Há 3 tipos de Diabetes, o Diabetes Tipo 1, Tipo 2 e o Gestacional. A deficiência inicia-se no pâncreas, no normal, quando o nível de glicose no sangue sobe, células chamadas de beta, produzem a insulina. Será utilizada então como combustível, caso haja atividades físicas que gastem energia ou será estocada em forma de gordura.

todos os tipos de diabetes

Diabetes Tipo 1

Sabemos que nosso sistema imunológico nos defende de possíveis ameaças ao nosso corpo, agora o que dizer que nosso sistema interpreta-se as células beta que falamos acima como potenciais ameaças? Isso mesmo, destruir é a palavra certa. Com isso, praticamente nada de insulina é liberada para a corrente sanguínea, logo, a glicose fica acumulada no sangue, causando o Diabetes conhecido como tipo 1.

De 5% a 10% é a porcentagem de pessoas com esse tipo de diabetes dentro do quadro geral.

Diabetes Tipo 2

Esse é o tipo de Diabetes mais comum, nesse caso as células produzem insulina, porém, não de forma completa, o que resulta em subidas momentâneas da glicose no sangue, esse tipo afeta cerca de 90% dos diabéticos.

Dependendo do grau em que estiver, pode ser controlado com atividade física e planejamento alimentar regrado, pode também necessitar de insulina e outros remédios se estiver mais grave.

Diabetes Gestacional

Já falamos aqui no site sobre o Diabetes Gestacional, mas basicamente, é o aumento da resistência a insulina gerado na gravidez.

Isso ocorre por causa da placenta que é uma fonte de hormônios e que reduz a insulina, como dissemos, o papel da insulina é justamente controlar o nível de glicose no corpo, controlar a sua utilização.

Pré-Diabético

Estado pré-diabético é quando os níveis de glicose no sangue estão acima do normal porém não podem ainda ser diagnosticado como diabetes tipo 2.

A SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes) em uma parceria com o Laboratório Farmacêutico Abbott apontou que 30% das pessoas tinham informações sobre essa condição.

A importância desse estágio é gigantesca e muitas pessoas não se dão conta do que realmente é, só o fato de você saber que possui esse estado pré-diabético, pode te dar a oportunidade de fazer as coisas de melhores maneiras, como: Alimentar-se adequadamente, fazer exercícios regularmente, enfim, ter um padrão de vida melhor aproveitado.

>>> Clique Aqui e conheça o programa do Dr Rocha – Diabetes Controlada

 

Tipos de Diabetes e seus cuidados específicos
4.97 (99.37%) 63 votes